quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Equipa inicial

O Diogo pediu que abríssemos um debate sobre o oito inicial (sem ele). Vou-me chegar à frente e abrir as hostilidades. Mas aviso que vou deixar mais do que uma sugestão, tentando explicar todas elas.

1º: Capela/Gordalina; Ferraz, Tomaz e Alex; Jota e Nuno; Ido e Fiuza
Contra equipas mais técnicas, tipo NoName, acho que jogar com três defesas puros é a melhor solução. O Tomaz faz lembrar o Quiroga, com muita qualidade mas sempre a tentar aliar o bonito à eficácia e, diga-se, quase sempre consegue. Mas acho que ele pode beneficiar muito se tiver o Ferraz e o Alex - mais durões - ao lado. O Ferraz, e já lhe disse isto, pode não ser um prodígio de técnica mas, quanto a mim, é talvez o defesa mais eficaz da nossa equipa. O Alex, pela entrega e serenidade, é sempre útil. E ainda sobe bem. Com eles os três cá atrás, acho que poderíamos apostar num meio-campo só com Nuno e Jota. É um facto que nenhum dos dois defende muito, mas por isso é que sugeri antes os três defesas. No meio, o Jota pode tirar um partido diferente das suas características, tal como o Nuno, que tem jogado sempre afastado de uma posição que lhe permita jogar como gosta.
Na frente, Fiuza e Ido. Com um reparo. Não abram tanto nas alas, ou melhor, quando um abrir, o outro que entre no meio. No último jogo não raras vezes um de vocês ganhou a linha e o outro tava fora da área, do outro lado. Mas acho que é muito importante que joguem os dois.

2º: Capela/Gordalina; Jota, Tomaz e Alex/Ferraz; Agueca e Morgado; Ido e Fiuza
Basicamente, pouco difere da primeira opção. Com Tomaz e Alex/Ferraz, o Jota poderia fazer o flanco, como tem feito (e bem) nos últimos jogos. No meio, Agueca e Morgado, dois jogadores com boa leitura e mais capacidade defensiva, para fechar quando o Jota sobe. Em forma, o Agueca é fundamental no meio e o Morgado, tenho dito várias vezes, é provavelmente quem melhor lê o jogo no meio. Com algo bom, ainda joga bem de cabeça. No ataque, não mexo, como disse antes, parece-me fundamental que o Ido e o Fiuza joguem em conjunto.

PS- Com a qualidade que tem, o Cotta pode entrar em qualquer destes esquemas, mas como está connosco como estrangeiro, sugeri sempre a equipa sem ele.

Abraços

Kapela20

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois... era o que eu esperava, vamos ver se alguem tem mais soluções! primeiro eu concordo contigo kapela, depois, n sei se ha mais opções a não ser que se jogue com dois defesas! Agora, quando se faz esse tipo de análise tem de se ter em conta a rotatividade!!
- Quem deve entrar, por quem deve entrar e também quando deve entrar! pôr as peças em campo é fácil...

Quanto à segunda opção deixar o capitão e unico totalista da equipa de fora parece me pouco ortodoxo mas eu não decido nada! Vamos la chegar a um acordo, temos 4 dias para decidir =)

abraço, o vosso 7

Anónimo disse...

Acho que o Capela tem razao em dizer que estou a jogar numa posiçao afastada de onde mais gosto, ja foi falado, por haver excesso de gente po meio...a 1a ekipa parece me vocacionada po ataque mas com 2 tankes e um artista la atras, podemos tirar dividendos disso, mas pecaria tal como todas as tacticas c a 1a substituiçao.
Penso que nao faz muito sentido falar numa equipa base, pois a sempre faltas todas as semanas, e tem smp de haver rotatividade.
Quanto a 2a nao concordo, sinceraemnte ter apenas Pedro e Agueca no meio quando esta Fiuza e Ido em jogo parece me um suicidio, pois se como o Capela acho que Agueca e Pedro sao os melhores a ler o jogo, tb acho que nao sao os mais perfeitos em termos tacticos, e tendo akeles 2 la a frente nao os ajudaria em nada no meio campo qdo toca a defender...
Enfim opinioes!

abr a todos